Serviços

Osteopatia

A Osteopatia, palavra derivada do grego osteon (osso) e pathos (doença), é uma terapia criada pelo Dr. Andrew Taylor-Still (1828-1917) nos Estados Unidos.

Envolve uma filosofia holística, considerando o corpo como uma unidade de sistemas inter-relacionados que trabalham conjuntamente para assegurar um estado de saúde equilibrado.

É o conhecimento da estrutura, relação e função de cada parte do corpo humano na procura da correção de disfunções que comprometam o funcionamento harmonioso do mesmo.

A Osteopatia é uma terapia reconhecida e recomendada pela OMS e está indicada no tratamento de várias patologias:

  • Cervicalgias, dorsalgias, lombalgia e ciática;
  • Dor de origem articular, muscular, ligamentar;
  • Torcicolos, entorses, tendinites;
  • Escolioses, cifoses, hiperlordoses;
  • Dor na articulação temporo-mandibular, bruxismo;
  • Dor de cabeça, enxaqueca, tonturas, acúfenos e vertigens;
  • Cólicas, obstipação e alterações digestivas;
  • Relaxamento muscular e alívio do stress;
  • Melhoria da circulação venosa, arterial e linfática;

foot_manipulation
belly_manipulation
hand_on_chin

A Saúde e o seu bem-estar a 360º

Fisioterapia

A Fisioterapia pode ser definida como uma área da saúde especializada no diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções do movimento e dos órgãos e sistemas que constituem o corpo humano.

São diversas as áreas nas quais a Fisioterapia pode atuar positivamente:

Fisioterapia Respiratória Pediátrica

Também conhecida como ginástica ou cinesioterapia respiratória pediátrica, é recomendada em recém-nascidos, bebés e crianças para o tratamento de problemas respiratórios como a Bronquiolite, Pneumonia, Asma, Atelectasias entre outros.

Consiste num conjunto de técnicas manuais que visam mobilizar e expulsar secreções quando há obstrução do nariz ou pulmões.

Estas manobras são indolores e não representam qualquer risco para a criança, tendo resultados imediatos e com a melhoria significativa da sintomatologia.

Fisioterapia em condições ortopédicas

Procura o tratamento de problemas congénitos ou adquiridos do foro ortopédico, isto é, patologias que envolvem o compromisso do sistema neuro-músculo-esquelético como fracturas, entorses, lesões desportivas agudas, ruturas musculares, lombalgias, artroses, tendinopatias, pós cirurgia ortopédica, entre outras.

Neste tipo de intervenção o fisioterapeuta recorre a diferentes técnicas como a terapia manual, electroterapia, prescrição de exercício e ensino/aconselhamento ao utente.

Fisioterapia neuromuscular

Tem como objetivo o tratamento e a diminuição dos sintomas de alterações neurológicas, que compreendam ou não problemas motores. Atua no restauro de funções como a coordenação motora, o equilíbrio, a força e os movimentos.

As patologias mais frequentes abordadas na neurologia são os AVC’s, paralisia cerebral, traumatismo craniano, lesões do plexo braquial, paralisia facial, entre outros.

Fisioterapia na reeducação postural

Os desequilíbrios posturais, associados ao sedentarismo podem causar diversos problemas de saúde.

Através de uma avaliação pormenorizada da postura do paciente, realiza-se um trabalho de alongamento específico de modo a resolver encurtamentos ou tensão muscular em determinadas zonas do corpo, que podem levar a um desequilíbrio na postura do indivíduo.

shock_therapy
ultrasounds_device
back_manipulation